Biblioteca de Fundo Antigo da UC

Almamater

A AlmaMater congrega e valoriza várias bibliotecas digitais já existentes e outras, mais recentes, como é o caso da RÓMULO Digital. Abrange, também, bibliotecas temáticas como é o caso da República Digital, a História da Ciência, os 500 Anos |500 Livros e, agora, a coleção de Mapas Nabais Conde.
Vários destes projetos foram financiados pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia ou pela Rede de Centros Ciência Viva, além de fundos próprios da Universidade que assim tem investido na valorização do seu património.

Promovendo uma efectiva coordenação de esforços, o projecto Alma Mater foi levada a cabo pelo Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC).
Os conteúdos destas bibliotecas digitais já estão, em parte, integrados na Europeana, o grande projecto digital sobre o património cultural, da responsabilidade da União Europeia.